Sara Bentes, Uma Amiga Diferente
10 de fevereiro de 2011, por Charlles Nunes

Eu tenho muitos amigos. E muitas amigas também. Dentre elas, quero homenagear Sara Bentes. Mais do que uma amiga diferente, ela é um EXEMPLO de vida.

Abro minha caixa de email, e encontro a seguinte mensagem:

    ei, charles! como está vc? como estao todos em casa? nos aki estamos com muitas saudades e muito afim d fazer uma visita a vcs. passando o proximo fim d semana estaremos mais tranquilos e poderemos marcar.

    entrei num concurso de cantoras, da avon, e é internacional. por favor, divulgue entre seus amigos de outros países. a musica que estou cantando no video da apresentaçao é let it be, e todos poderão entender. segue o link:

    Sara Bentes representa o Brasil no Avon Voices

    o concurso nao depende de voto popular, mas os comentarios e o numero de visualizaçoes dao uma boa força! conto com o seu apoio! muitíssimo obrigada! espero que vc goste!

    um super bj e tudo de melhor pra todos vcs!

    sara

Visito o link recomendado, e outro, e outro, e outro, e lá se vai uma hora. Mais uma vez, minha amiga me deixa sem fôlego. E antes que eu me dê conta, aqui estou, escrevendo esse artigo. Mas... quem é Sara Bentes?

Uma Amizade Diferente

Voltando no tempo pouco mais de uma década, recebemos na faculdade um grupo intitulado GLAN – Grêmio Literário de Autores Novos.

Eles lêem textos de sua própria autoria, mostram alguns pequenos livros de poesia, e cantam em esperanto. A música soa bem naquele idioma: ‘Como é Grande o Meu Amor por Você’, do Roberto Carlos. Ficamos encantados com a verdadeira paixão pelas palavras tão nítida em cada integrante do grupo.

Ao término do encontro, faço amizade com um deles, um dentista chamado Sérgio. Ele me conta que deseja publicar seu livro de contos no exterior, e fechamos logo a barganha: me comprometo em fazer a versão do livro em inglês, e ele fica de pagar com um tratamento dentário para minha família.

Nossa amizade progride, e ele me convida para dar umas aulas para sua filha, que acaba de ganhar um prêmio internacional e precisa afiar o inglês para participar da premiação em Washington, D.C.

E assim, em troca de mais um tratamento dentário, me dirijo à casa do meu amigo. Conheço sua filha – Sara Bentes – uma pequena gigante, e sua esposa, uma pessoa maravilhosa. Como não poderia deixar de ser, nossas famílias se tornam amigas.

A Sara é cantora, jornalista e empreendedora. Além de ativista, compositora, vegetariana, autora, e sonhadora. E tem gente que ainda teima em começar a apresentação dizendo que ela é ‘cega’. Ou, deficiente visual, como diriam os mais politicamente corretos.

Sem demagogia, afirmo que ela tem uma visão mais ampla do que a minha – e da maioria das pessoas que conheço.

Quando nos conhecemos, ela ainda enxergava um pouco. Fizemos um churrasco em família lá em casa, e jogamos sinuca uma tarde inteira. Na volta pra casa, ela cantou no carro pra nós. Meus filhos e esposa ficaram encantados.

Quando comecei o site de português para estrangeiros – em 2006 – passamos a vender suas músicas online: 10 canções por 13 dólares.

Na última vez em que liguei para a família, sua mãe me contou que ela havia perdido a visão. Conversamos por um longo tempo, ela me consolou pelo meu desafio, e só não consegui falar com a Sara porque ela estava viajando – em turnê cantando por esse Brasil.

Hoje, ao receber o email falando do Concurso Avon, descubro também que ela preparou um jantar no qual os amigos comeram de olhos vendados.

Ela, que teria motivos de sobra para reclamar da vida pela limitação da visão, prepara o jantar para os amigos, e encerra a matéria dizendo:

  • "Quem enxerga disse que os pratos ficaram bem bonitos. Estão aí as fotos pra quem quiser, e puder, conferir. Parabéns aos colegas de apagão por um dia e obrigada pela contribuição e pelo amor de vocês, amigos queridos e papai e mamãe! "
Ela, que já andou de tirolesa entre São Paulo e Minas Gerais, entrevistou o Serginho Groissman, cantou na Itália, participou do Fantástico, gravou um CD, fez shows por esse Brasil afora, está com o espetáculo musical 'Filhos do Brasil' em cartaz em São Paulo, e ainda tem a humildade de achar que ainda sou alguém na vida dela!

Ela, que é muito mais que uma amiga diferente, me julga seu amigo e se importa com minha família. Como disse Tony Porter: "é possível que um homem e uma mulher tenham uma amizade de verdade, e nada mais".

Quer saber? Eu acho até que eu sou feliz.

Sara Bentes, a Repórter Voadora

Sara Bentes canta "Pra Quê?"




Artigos Relacionados

Você tem um amigo ou uma amiga diferente? Conte pra gente!

Google
 


Home | Blog | Livros | Artigos | Sobre | Contato

Copyright © by Charlles Nunes