Igreja Mórmon:
Pequeno Guia para Visitantes
15 de fevereiro de 2011, por Charlles Nunes

Com mais de um milhão de membros no país, os mórmons estão presentes na maioria das cidades brasileiras. Antes de visitar a igreja, descubra o que você vai encontrar por lá...

A Liahona - Revista da Igreja Mórmon

Na semana passada, conheci um novo amigo durante um treinamento em São Paulo. Após conversarmos sobre aprendizagem de idiomas, ele quis saber sobre minhas crenças. Despediu-se dizendo que iria visitar a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Se você já pensou no assunto, esse artigo pode lhe ajudar a compreender a forma de adoração dos mórmons.

Visitantes São Bem-Vindos à Igreja Mórmon

Como as capelas costumam ficar uma boa parte do tempo fechadas, algumas pessoas se perguntam se as reuniões são abertas ao público.

Com certeza! Qualquer pessoa é admitida nas reuniões da igreja. Visando diminuir esse mal-entendido, as capelas têm o seguinte aviso junto ao portão de entrada: 'Visitantes são bem-vindos'.

As reuniões principais acontecem aos domingos, das nove da manhã ao meio-dia. Durante três horas, os membros e líderes se revezam ensinando e aprendendo o evangelho de Jesus Cristo. Esse sistema de reuniões é o padrão é estabelecido em todo o mundo. Aqui estão elas:

  • Reunião Sacramental
  • Escola Dominical
  • Reunião do Sacerdócio
  • Primária

Vamos conhecer um pouco sobre cada uma:

Reunião Sacramental

A reunião sacramental é a reunião principal da igreja, e tem a duração de 70 minutos. Nela, os participantes cantam, fazem orações, e instruem-se uns aos outros através de discursos e testemunhos.

Os Hinos

O hinário contém 204 hinos sacros, alguns tradicionais em diversas igrejas, outros abordando temas relativos à fé SUD (santos dos últimos dias). Os hinos são geralmente cantados por toda a congregação, e acompanhados ao piano ou órgão. Todos são convidados a participar.

Para facilitar o acompanhamento ao piano, cada verso do hino é escrito abaixo de um outro com a mesma melodia. Para quem canta pela primeira vez, basta acompanhar cada verso, e iniciar a música no novo verso. No segundo ou terceiro hino, você já se acostuma!

Durante a reunião sacramental, cantamos quatro hinos. Após as boas vindas e os anúncios feitos pelo dirigente da reunião, cantamos o primeiro hino, que é seguido de uma oração.

Antes da bênção e distribuição do sacramento, cantamos o segundo. A seguir, dois membros convidados discursam, e cantamos o terceiro hino. Após o terceiro orador, entoamos o quarto hino e então é feita a oração de encerramento.

As famílias costumam sentar-se juntas, ou com os amigos. Não há regras específicas para isso. Cada um é livre para sentar-se onde e com quem quiser. Se algum jovem quiser se sentar com os amigos, pode ficar à vontade.

As Orações

Cada reunião, aula ou atividade da igreja é iniciada e encerrada com uma oração. As orações são dirigidas a Deus (ou ‘Nosso Pai Celestial ‘) e proferidas em nome de Jesus Cristo. Apenas uma pessoa faz a oração representando todo o grupo. Ao término da oração a congregação apenas diz ‘amém’.

A pessoa designada para fazer a oração vai até o púlpito, fecha os olhos e profere a oração da seguinte maneira:

  • Nosso Pai Celestial,
  • Nós te agradecemos (a pessoa agradece pelo grupo)
  • Nós te pedimos (a pessoa pede pelo grupo)
  • Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Durante a oração os membros permanecem sentados em seus lugares, e fecham os olhos numa atitude de reverência. No final, apenas dizem ‘amém’, caso concordem com o que foi dito na oração.

O Sacramento

A cada domingo, os membros renovam seus convênios batismais tomando o sacramento – que consiste de pão e água. Numa mesa lateral, são preparadas algumas bandejas com pão e outras com água em copinhos descartáveis.

Após o hino sacramental, um portador do sacerdócio se ajoelha e profere a bênção do pão, que é a seguinte:

"Ó Deus, Pai Eterno, nós Te rogamos em nome de Teu Filho, Jesus Cristo, que abençoes e santifiques este pão para as almas de todos os que partilharem dele, para que o comam em lembrança do corpo de Teu Filho, e testifiquem a Ti, ó Deus, Pai Eterno, que desejam tomar sobre si o nome de Teu Filho, e recordá-Lo sempre e guardar os mandamentos que Ele lhes deu, para que possam ter sempre consigo o Seu Espírito. Amém." (D&C 20:77)

Durante a bênção do sacramento, a congregação permanece em silêncio, de olhos fechados, ouvindo atentamente as palavras da oração. Ao término desta, alguns abrem os olhos, outros continuam de olhos fechados. Espera-se que todos reflitam sobre o papel de Jesus Cristo em suas vidas, e em como podem aplicar melhor os ensinamentos Dele no dia-a-dia.

Após a distribuição do pão, os rapazes retornam à mesa sacramental, e a água é então abençoada pelo outro sacerdote, que se ajoelha e profere as seguintes palavras:

"Ó Deus, Pai Eterno, nós Te rogamos em nome de Teu Filho, Jesus Cristo, que abençoes e santifiques esta água para as almas de todos os que beberem dela, que possam fazê-lo em lembrança do sangue de Teu Filho, que por eles foi derramado, e testifiquem a Ti, ó Deus, Pai Eterno, que sempre se lembram Dele, para que possam ter consigo o Seu Espírito. Amém." (D&C 20:79)

O sacramento é servido a cada membro presente na reunião.

Com as bandejas cheias de copinhos descartáveis, os rapazes vão de banco em banco e cada pessoa presente tem a oportunidade de partilhar ou não do sacramento por sua própria vontade e escolha. Como o sacramento representa a renovação do convênio batismal, faz mais sentido tomá-lo após o batismo, mas todos que sentirem o desejo podem partilhar dele.

Após o sacramento, a congregação abre os olhos, e a reunião continua, com o discurso do primeiro orador.

Obs.: Aos doze anos, um rapaz pode receber o Sacerdócio Aarônico, ser ordenado ao ofício de diácono e participar da distribuição do sacramento. Aos quatorze, é ordenado mestre e pode prepará-lo. Aos dezesseis, é ordenado sacerdote, e pode abençoar o sacramento.

Os Discursos

Os discursos na igreja duram de 5 a 20 minutos. A cada semana, três membros designados com antecedência abordam temas específicos. Alguns dos assuntos mais recorrentes são:

  1. Fé em Jesus Cristo
  2. Arrependimento
  3. Batismo
  4. Dom do Espírito Santo
  5. Oração
  6. Reunião Familiar
  7. Amor
  8. Perdão
  9. Serviço
  10. União

Os discursos têm como base as obras-padrão da igreja (Bíblia - O Livro de Mórmon - Doutrina e Convênios - Pérola de Grande Valor), além das revistas mensais da igreja, que contém discursos e mensagens das autoridades gerais, dos doze apóstolos e da primeira presidência da igreja.

Os oradores podem ainda utilizar histórias pessoais ou citações que exemplifiquem o tema abordado.

Dízimos e Ofertas

Não há qualquer tipo de coleta durante as reuniões. Para fazer alguma oferta financeira, os membros pegam um envelope ao lado do corredor e entregam o mesmo preenchido com nome, e destino das ofertas numa filipeta em três vias. Uma das vias é guardada pelo doador, a fim de futura conferência quando receber um relatório por escrito sobre o total das ofertas em um período. Isso ajuda aos membros para que saibam que sua doação chegou ao destino para o qual foi feita.

Como os líderes da igreja não recebem qualquer tipo de remuneração pelo serviço que prestam, servem todos como voluntários. Espera-se que cada membro tenha alguma designação de serviço, e participe de acordo com suas condições sem comprometer seus compromissos familiares, acadêmicos ou profissionais.

Escola Dominical

Durante a Escola Dominical – que tem a duração de 40 minutos – os membros participam das seguintes aulas:

Princípios do Evangelho – destinada aos visitantes e àqueles que são membros da igreja há menos de um ano. O manual utilizado chama-se Princípios do Evangelho, e contém 47 lições com as doutrinas básicas da igreja.

Doutrina do Evangelho – destinada aos membros adultos com mais de um ano na igreja. Cada ano é dedicado ao estudo de um livro específico, e o ciclo se completa em quatro anos:

  • O Velho Testamento
  • O Novo Testamento
  • O Livro de Mórmon
  • Doutrina e Convênios e História da Igreja

Rapazes e Moças – destinada aos jovens de 14 a 17 anos, segue o mesmo currículo dos adultos. A aula é conduzida de uma forma mais adequada à faixa etária a que se destina.

Primária – as crianças se reúnem em classes distintas conforme sua faixa etária, nas seguintes classes

  • Raios de Sol
  • Valorosos
  • CTR – Conserva Tua Rota

Sacerdócio e Auxiliares

Das reuniões do sacerdócio participam todos homens e rapazes a partir dos doze anos, divididos em classes pela faixa etária. As organizações auxiliares são a Sociedade de Socorro, onde reunem-se as mulheres a partir de dezoito anos e a Organização das Moças, onde as mesmas aprendem em grupos de acordo com sua faixa etária.

Primária e Berçário

Com exceção do período da Reunião Sacramental, as crianças de 3 a 11 anos participam das reuniões da Primária, onde são ensinadas sobre o evangelho de Jesus Cristo.

De dezoito meses a três anos, as crianças podem participar das atividades no Berçário, enquanto as mães assistem as aulas. Caso uma criança não fique à vontade em qualquer dessas salas, poderá acompanhar um dos pais em suas respectivas reuniões.

Mãos Que Ajudam - Programa de Auxílio Humanitário

Mãos Que Ajudam - Programa Comunitário de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias A Igreja mantém um programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário, que mobiliza milhares de voluntários de todas as idades, estendendo a mão a quem precisa.

Em parceria com voluntários de outras entidades, instituições religiosas, empresas, governo ou ONGs, os membros auxiliam na reformando escolas, asilos, orfanatos, creches e prestando auxílio na recuperação de localidades atingidas por catástrofes naturais.

Para saber mais, clique aqui.

Vocabulário – Um Pouco de 'Mormonês'

Ao visitar a igreja mórmon, você poderá ouvir alguns dos termos a seguir. Saber seu significado de antemão tornará sua experiência mais significativa:

Apoiar: Dar apoio aos que servem em chamados na Igreja ou aprovar uma ação que será efetuada pela Igreja. Isso geralmente é manifestado erguendo-se a mão direita, quando solicitado por um líder da Igreja em uma reunião.

Autoridades Gerais: Líderes do Sacerdócio de Melquisedeque que ministram os assuntos da Igreja toda. Incluem a Primeira Presidência, o Quórum dos Doze Apóstolos, a Presidência dos Setenta, o Primeiro e Segundo Quóruns dos Setenta e o Bispado Presidente.

Bênção do sacerdócio: Oração para cura, consolo ou conselho, proferida por um portador do Sacerdócio de Melquisedeque, que impõe as mãos sobre a cabeça da pessoa que vai receber a bênção.

Chamado: Uma designação ou cargo de serviço na Igreja. Cada chamado tem deveres especificamente definidos que o membro cumpre até ser desobrigado, freqüentemente para cumprir uma nova designação.

Convênio: Uma promessa sagrada, ou acordo, feito entre uma pessoa ou um grupo de pessoas e Deus.

Designar: Dar a um membro da Igreja as responsabilidades e bênçãos associadas a um chamado da Igreja pela imposição de mãos feita por um portador do Sacerdócio de Melquisedeque devidamente autorizado.

Desobrigar: Liberar o membro de seus deveres em uma designação ou cargo da Igreja, expressando-lhe gratidão pelo serviço prestado.

Diácono: Um ofício de responsabilidade no Sacerdócio Aarônico geralmente exercido pelos rapazes de 12 a 13 anos.

Dízimo: Doação à Igreja de dez por cento da renda de uma pessoa.

Imposição de mãos: Ato realizado pelos portadores do sacerdócio de colocarem as mãos sobre a cabeça da pessoa para ordenála na Igreja ou dar-lhe uma bênção.

Irmão/Irmã: Uma vez que todos somos filhos de nosso Pai Celestial, o título irmão ou irmã seguido do nome ou sobrenome da pessoa é uma forma comum de os membros chamarem uns aos outros.

Mestre: Ofício de responsabilidade no Sacerdócio Aarônico, geralmente exercido por rapazes de 14 a 15 anos.

Missão/presidente de missão: Uma área geograficamente definida onde os missionários de tempo integral trabalham. O líder de uma missão é chamado de presidente de missão.

Ordenar: Conceder a autoridade do sacerdócio a um membro digno do sexo masculino da Igreja pela imposição de mãos.

Primária: A organização da Igreja para as crianças de 3 a 11 anos.

Quórum: Grupo organizado de rapazes ou homens adultos que possuem o mesmo ofício de autoridade no sacerdócio, como diáconos, élderes ou membros dos Setenta.

Sacerdócio: Autoridade e poder que Deus concede para agir em Seu nome. Todos os membros dignos do sexo masculino com doze anos ou mais podem receber a autoridade do sacerdócio.

Sacerdócio Aarônico: Os rapazes de 12 a 18 anos e os membros novos adultos do sexo masculino da Igreja possuem esse sacerdócio. Os ofícios, ou cargos, do Sacerdócio Aarônico são: bispo, sacerdote, mestre e diácono. Esse sacerdócio ministra o evangelho preparatório, “o evangelho do arrependimento e do batismo e da remissão de pecados” (D&C 84:27).

Sacerdócio de Melquisedeque: Sob a direção dos líderes locais do sacerdócio, os membros dignos adultos do sexo masculino (18 anos ou mais) podem receber esse sacerdócio. Seus portadores lideram a Igreja e ministram ordenanças como a de dar um nome e bênção a crianças, conferir o Espírito Santo e conceder outras bênçãos do sacerdócio às pessoas. Os élderes, sumos sacerdotes, patriarcas, Setentas e Apóstolos possuem esse sacerdócio.

Sacerdote: Ofício de responsabilidade no Sacerdócio Aarônico geralmente exercido por rapazes de 16 a 18 anos e membros novos adultos do sexo masculino da Igreja. Santo dos Últimos Dias: Título abreviado que se refere aos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Sociedade de Socorro: A organização da Igreja para as mulheres de dezoito anos ou mais.

Templo: Edifício da Igreja dedicado à realização de ordenanças sagradas, como o batismo pelos mortos, a investidura e o selamento de famílias.

Testemunho: Certeza ou convicção de fé revelada pelo Espírito Santo de que Deus, o Pai, e Jesus Cristo vivem e que Seus ensinamentos e a Restauração do evangelho são verdadeiros. Quando uma pessoa presta testemunho, faz uma declaração breve e sincera dessa convicção.

Para Saber Mais

Em 2007, a Rede Bandeirantes de televisão realizou um documentário independente sobre a igreja mórmon. Para assistir aos vídeos, clique aqui.

Links Externos

Quer baixar manuais gratuitos sobre a Igreja Mórmon? Clique aqui

Alguma pergunta sobre os Mórmons? Fale conosco!


Home | Blog | Livros | Artigos | Sobre | Contato

Copyright © by Charlles Nunes