Como Aprender Inglês
21 de janeiro de 2011, por Charlles Nunes

"Como aprender inglês?"

Nos últimos 18 anos, tenho ouvido tantas variações dessa pergunta, que às vezes imagino como encontrar uma versão da pedra filosofal para aprender idiomas!

Obviamente, já escrevi diversos artigos a respeito, mas hoje gostaria de focar numa experiência que estamos vivenciando em primeira mão: o Programa de Inglês, que está sendo implantado no Projeto de Construção de Angra 3.

Nosso objetivo é capacitar os funcionários para que utilizem o idioma como uma ferramenta de trabalho, a fim de ler manuais, procedimentos, e conversar com estrangeiros sobre o andamento do projeto.

Nesse ano, estamos buscando uma abordagem centralizada nos participantes, tendo por base a experiência do cientista educacional Sugata Mitra. Esse indiano conseguiu, num período de cinco anos, ajudar 300 mil crianças indianas a navegar na Internet, enviar e receber e-mails, aprender cerca de 200 palavras em inglês e utilizar o Google para obter informações sobre assuntos completamente novos.

Você pode ler mais sobre o assunto digitando ‘Sugata Mitra Ted’ no Google e assistindo aos vídeos, ou simplesmente clicando aqui. (Não se esqueça de ativar as legendas.)

Voltando ao Programa de Inglês: na primeira semana, eles fizeram um teste de nivelamento com 30 perguntas, após o que perguntei-lhes o que haviam aprendido. A turma respondeu em uníssono: Nada!

Um dos participantes frisou que embora já lesse alguns manuais e procedimentos em inglês, seu conhecimento não foi útil na hora de fazer o teste.

Refletindo sobre sua resposta, concluímos que deveria ser exatamente o contrário: as aulas de inglês devem ter aplicabilidade em nossas tarefas diárias.

A seguir, fizemos uma espécie de ‘Show do Milhão’ com 10 perguntas em inglês. Dessa vez, eles comentaram que aprenderam algo se divertindo.

Combinamos que a cada semana eles receberiam uma tarefa para agir em seu aprendizado. E meu propósito em escrever esse artigo é disponibilizar online o passo-a-passo do programa.

No primeiro encontro da semana seguinte, sete dos dez participantes presentes superaram – e muito – minhas expectativas. Eles não somente responderam as perguntas, mas foram além, descobrindo formas de aplicabilidade que eu nunca tinha pensado antes.

Nesse encontro, assistimos ao vídeo ‘A Call to Men’, e eles decidiram coletar mais informações a respeito do autor, Tony Porter.

Você Pode Participar

Se quiser acompanhar nosso ritmo, comece perguntando ao Google:

  1. Quem é ‘Sugata Mitra’?
  2. Do que trata o programa ‘Hole in the Wall’?
  3. Quantas pessoas participaram da experiência?
  4. Quais foram os resultados?
  5. Como você pode aplicá-la às suas circunstâncias?
  6. Qual o nome do filme ‘Slumdog Millionaire’ em português?
  7. Quem é o autor do livro sobre o qual o filme se baseia?
  8. Como ele teve a idéia de escrever o livro?

A seguir, descubra 1600 palavras semelhantes entre português e inglês lendo o artigo sobre cognatos.

Pra concluir, traduza 10 quadros do site Aprenda Algo Todo Dia.

Nas próximas semanas, vou postar nossos passos aqui no site, para que você possa avançar conosco.

That's what friends are for!


Artigos Relacionados



Adicione essa página aos Favoritos, para que você possa retornar diversas vezes!

Google
 


Home | Blog | Livros | Artigos | Sobre | Contato

Copyright © by Charlles Nunes