As Vantagens de Escrever
18 de janeiro de 2011, por Charlles Nunes

Escrever traz benefícios tanto para quem escreve quanto para quem lê...

Se estivesse em uma situação de emergência - como um incêndio ou enchente - e precisasse escolher um bem para resgatar de sua casa, qual destes você escolheria?

  1. Uma TV LCD novinha
  2. 64 cartas escritas por sua falecida mãe
Caso nosso modo de pensar seja parecido, acredito que você tenha escolhido a segunda opção. Por quê? Porque a primeira pode ser comprada novamente, enquanto a segunda é insubstituível.

Aos 16 anos, fui incentivado a manter um diário pessoal. Comprei um caderno pequeno e no mesmo dia comecei a empreitada. Desde então esse hábito vem impactando positivamente minha vida e a de muitos que conheço. Eis alguns exemplos:

Um grande amigo meu escreveu uma mensagem por dia para a namorada durante seis meses. Ele criativamente intitulou o projeto de ‘A Surpresa de Junho’. No dia dos namorados, entregou o presente, que com o passar dos anos foi se tornando uma verdadeira relíquia.

Quem desenvolve o hábito da escrita adquire um recurso útil para o resgate das próprias emoções. Experimente escrever alguns parágrafos sobre os episódios mais marcantes da sua vida.

Não se preocupe em escrever no estilo do colégio ou faculdade (você não está escrevendo para que alguém corrija seu texto). Descreva o que viu, pensou, sentiu ou aprendeu durante a semana.

Depois de alguns dias, leia o texto por completo. Você verá que as emoções retornarão, trazendo novas perspectivas ao seu modo de ver a vida.

Outra vantagem significativa de quem escreve é a expansão gradativa do vocabulário, tanto ativo quanto passivo, assim como de sua capacidade de expressão. Via de regra, sua forma de se expressar pode vir a criar credibilidade para o que você diz, aumentando suas oportunidades na vida pessoal e profissional.

Pude constatar isso na prática ao fazer um curso pelo SEBRAE. O instrutor pediu que cada participante se apresentasse perante a turma.

O sotaque de cada participante, a maneira de falar, a escolha das palavras, ia aos poucos criando uma imagem sonora mais significativa do que as palavras em si.

Um dos presentes demonstrou tamanha habilidade em colocar as palavras da forma correta, que em poucos minutos todos queríamos fazer amizade com ele.

Segundo Einstein, “uma mente que foi exposta a uma idéia nunca retorna a seu tamanho original”. Isso significa que o fluxo de idéias tende a fortalecer nossos músculos neurais da mesma forma que os exercícios físicos fortalecem os braços e pernas.

Considerando-se a criatividade como a ‘capacidade de reorganizar o conhecimento sob novas formas – identificando novas possibilidades de aplicação’, escrever torna-se um ótimo exercício para liberar seu poder criador.

Quem adquire o hábito de manter um diário, por exemplo, pode desenvolver um recurso valioso para toda a vida. Essa habilidade poderá poderá ser utilizada tanto no âmbito profissional quanto familiar. Veja só...

Certas Coisas Não Tem Preço

Certa vez, não pude visitar uma amiga que havia acabado de dar à luz, pois estava trabalhando em uma cidade distante. Decidi que enviaria um presente original.

Durante o horário de almoço, ao invés de comprar um presente na loja busquei na Internet fatos interessantes sobre aquela data e relacionei o nascimento do menino ao de diversas pessoas famosas. (Como era aniversário do comediante Bussunda, mencionei a alegria que ambos nos traziam...)

Escolhi um papel próprio para certificados, imprimi e enviei o texto pelos correios. A homenagem foi incluída na página de abertura do álbum de fotos do bebê.

Resolvi repetir a experiência no aniversário de uma amiga. Passei cerca de uma hora escrevendo. Ao mostrar o texto para minha AAA (Assessora de Assuntos Aleatórios), ela comentou: “Já faz tempo que você não escreve nada pra mim, amor...”

Com o novo incentivo, desenvolvi meu terceiro presente escrito: uma declaração de amor, que você pode ler clicando aqui.

Ajuda na Hora Certa

O hábito de escrever está me ajudando a seguir em frente após um dos momentos mais difíceis de minha vida: o falecimento de nossa filha caçula, ocorrido no dia 30 de outubro de 2010.

Como forma de organizar as lembranças – e de amenizar a dor – estou escrevendo um livro de memórias em sua homenagem. Esse projeto tem me ajudado a perceber quanta felicidade nosso convívio nos trouxe durante os nove anos que convivemos juntos.

Espero que o livro sirva como recordação para todos os que a conheceram, e ajude a todos os leitores a enfrentarem seus desafios com atitude positiva.

Sou levado a pensar que minha preparação para escrever esse livro começou na época em que iniciei meu primeiro diário, quando meus interesses se resumiam em jogar futebol e andar de bicicleta.

“Escrever é a parte prática do pensar”, disse certo professor. Ao buscar as melhores formas para expressar suas idéias, a pessoa experimenta uma clareza gradual em seus pensamentos. O processo de receber inspiração em seus momentos de contemplação aumenta também sua capacidade de correlacionar idéias e analisar situações sob um prisma mais amplo.

Escrever aumenta a credibilidade. Ao escrever sobre um assunto de sua preferência durante um período significativo, você verá que o conjunto de suas observações poderá se transformar no seu primeiro livro!

Quem escreve desenvolve memória fotográfica, de forma semelhante a quem tem o hábito de destacar textos com lápis ou pincel enquanto lê.

Assim como um pintor enxerga o mundo sob seu prisma, e um músico ‘ouve’ o mundo de acordo com sua aptidão, o hábito da escrita te ajudará a estabelecer relações entre fatos e idéias de uma forma que você nem percebia antes.

E para finalizar, escrever te trará naturalmente um sentimento de gratidão pela vida. É mais fácil sentir-se grato pelo concreto que se percebe do que pelo abstrato que apenas se imagina.

Escreva se estiver triste. Escreva se estiver alegre. Escreva se estiver amando. Escreva se estiver preocupado. Escreva sobre seus sonhos e planos. Caso fique na dúvida, escreva. Os benefícios são inúmeros...

Você tem a minha palavra. Adicione essa página aos Favoritos, para que você possa retornar diversas vezes!

PS: Quer aprender inglês de graça? Visite o Aprenda Inglês Agora

Google
 


Home | Blog | Livros | Artigos | Sobre | Contato

Copyright © by Charlles Nunes